Com mais de 30 ruas alagadas, São Paulo deixa estado de atenção
Bairro da zona leste registrou queda de granizo nesta tarde. Córrego Ipiranga transbordou na zona sul da cidade
Foto: Luiz Guarnieri/Futura Press
Córrego Ipiranga transbordou e alagou a avenida Ricardo Jafet, na zona sul de São Paulo
Segundo o Corpo de Bombeiros, a corporação atendeu a 56 ocorrências no horário das chuvas. Em uma delas, uma árvore caiu sobre uma residência na av. Dr. Salomão Vasconcelos, em Cangaíba, na zona leste da capital, mas não houve vítimas. Em outra ocorrência, na mesma região, sete pessoas que estavam ilhadas em uma lotação, na av. Dr. Assis Ribeiro, foram resgatadas por duas viaturas. Os bombeiros ainda alertaram para a grande quantidade de raios durante as chuvas desta tarde. O internauta Attílio Piraíno Filho enviou fotos da tempestade de raios na zona leste.
O temporal também provocou o fechamento para pousos e decolagens do Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, por mais de 1 horas. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), as operações foram interrompidas às 16h12 e reabriram às 17h31.
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), às 19h20, a cidade tinha 128 quilômetros de lentidão, índice acima da média para o horário. Os piores trechos estavam na Marginal Pinheiros, sentido Interlagos, pista expressa, da rodovia Presidente Castello Branco até a ronte Cidade Jardim (9,3 km); na Marginal Tietê, sentido Ayrton Senna, pista expressa, da ponte do Tatuapé até a ponte Imigrante Nordestino (4,7 km); no Corredor Norte/Sul, sentido Aeroporto, da praça da Bandeira até a rua General Euclides Figueiredo (4,7 km); e na Marginal Pinheiros, sentido Castello Branco, da rua Verbo Divino até a avenida Presidente Juscelino Kubitschek (4,3 km).
Segundo o CGE, as chuvas que castigaram a capital durante a tarde desta quarta-feira, atingindo principalmente os bairros da zona leste e a região do Ipiranga, perderam força, e resta apenas nebulosidade e chuvas em pontos isolados.
Às 15h35, o aeroporto de Guarulhos registrou rajadas de vento de 38 km/h. Às 16h, os ventos chegaram a 54 km/h no mesmo local, e a 40 km/h no aeroporto do Campo de Marte. Ainda foi observada queda de granizo em Guaianazes às 16h, e em São Mateus às 14h40.
Segundo a equipe de meteorologia do CGE, as condições atmosféricas indicam chuvas isoladas, e com menor intensidade até o final da noite..
Foto: Attílio Piraíno Filho/Minha Notícia
Raio na zona leste dão São Paulo. Foto enviada por internauta
Trens
A circulação de trens da Linha 12 - Safira (Brás Calmon Viana) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foi interrompida por conta de uma descarga elétrica, que atingiu a rede de fornecimento de energia elétrica aos trens, mas ja foi retomada. Segundo a CPTM, o raio caiu por volta das 15h20, entre as estações Engenheiro Goulart e Tatuapé, na Linha 12. Por este motivo, a circulação de trens na Linha 12 estava sendo realizada entre as estações Brás e Tatuapé e entre as estações Engenheiro Goulart e Calmon Viana.
Maiores índices pluviométricos registrados até as 18h30:
Rio Tietê (Barragem da Penha / Guarulhos - Montante) - 84,1mm
Córrego Ipiranga - 80,0mm
Rio Tietê (Barragem da Penha / Guarulhos - Jusante) - 68,3mm
CGE (Consolação) - 65,0mm
Rio Tamanduateí (Vd. Pacheco Chaves) - 60,4mm
Rio Tietê (São Miguel / Guarulhos) - 56,0mm
Cabuço de Baixo (Guaraú) - 44,6mm
Cabuçu de Cima (Vila Galvão) - 38,8mm
Aricanduva (Foz) - 35,0mm
Prosperidade (São Caetano do Sul) - 30,7mm
Ribeirão dos Couros (Ford / São Bernardo do Campo) - 29,8mm
Córrego Jacú (Jd. Pantanal) - 29,2mm
Limão - 26,6mm
Rio Tietê (Pte. do Piqueri) - 22,4mm
Anhembi - 20,8mm
Rio Pinheiros (Pte. Cidade Universitária) - 20,2mm
Nenhum comentário:
Postar um comentário